A Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, divulga agenda com as importantes atividades que visam sensibilizar e mobilizar a população para c m referência a Campanha Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes.
Segundo as Psicólogas do CREAS em Naviraí Marizelia Mazin e Mayara Calazans durante todo o decorrer da campanha, serão divulgados à população os meios disponíveis para denúncias através do telefone: 080.647.1323 ou Disque 100, o serviço de atendimento telefônico é gratuito, sigiloso e funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DAM de Naviraí (Rua Irineu Bonicontro, 74 - Jardim Progresso ou pelo telefone:3461-5182, e o Conselho Tutelar (Rua Enoque de Aquino, 356) ou pelo telefone: 3924-4170. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.
O cronograma do desenvolvimento da campanha obedecerá ao seguinte cronograma:
05 de outubro de 2017 - Manhã
Local:
SCFV - Crianças e Adolescentes 06 a 11 anos - 1ª Turma
SCFV - Crianças e Adolescentes 12 a 15 anos - 2ª Turma
06 de outubro de 2017 - Tarde
Local:
SCFV - Crianças e adolescentes 06 a 11 anos - 1ª Turma
SCFV - Crianças e Adolescentes 12 a 15 anos - 2ª Turma
17 e 18 de outubro de 2017
Local: Escola Municipal Prof.Milton Dias Porto
Manhã - 08 salas
Tarde - 10 salas
19 e 20 de outubro de 2017
Local: Escola Municipal Prof. José Carlos da Silva
Manhã - 08 salas
Tarde - 07 salas
Serão disponibilizados materiais educativos e de sensibilização às famílias assistidas pelo Programa Vale Renda, Famílias do Bolsa Família que participam do PAIF e PAEFI.
O principal objetivo da campanha é informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. Fazer com que as pessoas se sintam responsáveis.
O CREAS conta com profissionais de psicologia, assistência social e pedagogia, oferecendo um serviço especializado e continuado à família em situação de ameaça ou violação de direitos. Buscando construir um espaço de acolhimento para essas pessoas, além de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e reconstrução das relações familiares. Em Naviraí, o CREAS localiza-se na Avenida Caarapó, 19, Centro, próximo à Caixa Econômica Federal.
A Gerente Municipal de Assistência Social Telma Minari ressaltou a importância da campanha e elogiou a população do município, a quem considera "muito consciente". "Nós temos que preservar nossas crianças e nossos jovens, mantê-los distante daquilo que lhe faz mal porque eles são o futuro", declarou.
O prefeito Dr. Izauri disse que: "É crucial o envolvimento do poder público juntamente com a sociedade para a prevenção de casos de abuso. A ação mostra claramente que devemos estar atentos todos os dias, e que, devemos criar mecanismos para o aperfeiçoamento dessa rede de proteção dos direitos infanto-juvenis”. Ressalva o chefe do executivo naviraiense.