Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Confira dicas com tudo o que você precisa saber para fazer o Enem

Data da Postagem: 03/11/2018 | Fonte: Midia Max
Divulgação

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado neste domingo (4) e os portões fecham às 12 horas em Mato Grosso do Sul. Mais de 30 mil candidatos devem fazer a prova só em Campo Grande, com toda essa concorrência, vale a pena se preparar antes, conhecer o local de prova e o trajeto para não pegar trânsito em cima da hora.

Além disso, os estudantes de vem se preparar no dia anterior, separar os documentos necessários, se alimentar bem e até dar uma breve revisada nos possíveis temas para a redação. O Jornal Midiamaxselecionou uma série de dicas para quem vai fazer a prova neste domingo (4). Confira:

Abandone o café e se alimente bem

Na véspera da prova, é hora de abandonar o café e os energéticos em geral. O professor Antônio Pereira, coordenador do cursinho Pró-Enem UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ressalta que uma das dicas mais importantes neste período pré-prova é cuidar da saúde.

SAIBA MAIS

Prazo para solicitar uso de nome social no Enem começa nessa…

Estudantes têm até quarta-feira para pagar taxa de inscrição…

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

Segundo ele, os dias de beber muito café para conseguir estudar até tarde da noite devem ficar para trás. Além de não ser uma atitude eficaz, pode prejudicar o estudante. “Agora não adianta ficar até 3 horas da manhã estudando. É hora de descansar, tomar cuidado com o sono”, afirma. Além do sono, uma alimentação balanceada é importante.

Não chegue atrasado

Para quem ainda não sabe o local de prova, a dica é acessar o cartão de confirmação ainda neste sábado (3) para conferir. Não é recomendado deixar para o último dia, já que o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pode ficar sobrecarregado com o alto número de acesso dos estudantes.

Depois de descobrir o local de prova, é essencial que o aluno saiba o endereço e planeje o trajeto para evitar atrasos. Quem vai de ônibus também deve chegar mais cedo, além disso, o Consórcio Guaicurus anunciou que irá reforçar algumas linhas para o dia da prova. Confira aqui.

Também vale lembrar que o horário de verão inicia justamente neste domingo (4). Vale a pena acordar um pouco mais cedo e ficar atento se o horário foi alterado automaticamente.

Revise os temas para a redação

Um exame decisivo para quem pretende ingressar em uma universidade pública, o primeiro fim de semana de provas conta com questões de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação. Na véspera do exame, estudantes podem revisar alguns temas prováveis e ainda estudar esquemas para a redação.

O Jornal Midiamax conversou com professores dos colégios Nota 10, Dom Bosco, Refferencial e Raul Sans de Matos, que deram algumas pistas. Alguns temas em alta são: doenças erradicadas, preconceito linguístico, obesidade, fake news e bullying.

Na hora da prova, não se atrapalhe

A recomendação para os estudantes é de se organizar antes e na hora do exame. No dia anterior, a sugestão é deixar separados os materiais essenciais, como a caneta preta e o documento com foto.

Na hora da prova, organizar o tempo é a melhor estratégia. Segundo o professor Antônio, os alunos devem ficar atentos quando o fiscal avisa que a prova está prestes a acabar. “Quando falarem que falta pouco tempo, já comece a escrever a resposta no gabarito e deixe as questões que não sabe para depois”.

O que NÃO fazer durante a prova

Quem vai prestar o Enem deve saber que só pode iniciar a prova depois de ler as instruções e dada a autorização do aplicador. O candidato também não pode esquecer a caneta preta, caso contrário, a correção da prova estará impossibilitada.

Antes de entrar na sala de provas, o participante deverá guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o celular e equipamentos eletrônicos desligados. Não é permitido entrar na sala com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, sob pena de eliminação.

Quem perturbar a ordem no local de provas ou sair da sala sem a companhia de um fiscal é eliminado do exame. Além disso, é proibido ausentar-se da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início. Quem se recusar a passar pela revista e à coleta de dado biométrico também será eliminado do Enem.




Untitled Document
© NAVIRAÍ EM FOCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS