Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Sojicultores devem ter ano agrícola favorável

Data da Postagem: 06/09/2013 | Fonte: Sul News
Foto: Edilson Oliveira

Atualizada às 08:15

Na quarta-feira, na Câmara Municipal de Naviraí ocorreu o 11º Simpósio da Soja promovido pela Copasul. O evento contou com uma programação de palestras com pesquisadores renomados.

O objetivo do evento era realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região. O evento reuniu cerca de 300 pessoas que puderam acompanhar as últimas novidades e perspectivas sobre o mercado da soje

TENDÊNCIA PARA A SAFRA 2013/2014
O palestrante Paulo Roberto Molinari que falou sobre as Tendências para a safra 2013/2014, que segundo ele, a expectativa é de mais um bom ano para a soja devido às perdas de produção nos EUA. Contudo, os movimentos de preços estão ocorrendo agora e devem ser aproveitados pelos produtores. A safra sul-americana ganha espaço especulativo no mercado internacional com este novo quadro.

“O cenário continua positivo para ao Brasil tendo em vista esta combinação de Clima e Cambio nas últimas semanas”, afirma Molinari. Ele ainda acrescenta que o milho tem recomposição de estoques mundiais, estoques elevados no Brasil e dificuldade de competitividade em relação ao mercado internacional mesmo com o atual cambio.

Ele destacou alguns fatores de risco que merecem atenção do mercado: PIB, taxa de emprego, curva de preço do petróleo, safra 2013 nos EUA, demanda de etanol, plantio de mais soja e menos milho, exportações e clima neutro em 2013/14.

CENÁRIO AGRÍCOLA NACIONAL
O evento foi encerrado pela palestra “Conjuntura Agropecuária”- Cenário Agrícola Nacional para a próxima safra, proferida pelo dr. Alexandre Mendonça de Barros.

O consultor deu ênfase que a demanda por alimentos cresce mais rápida que a oferta e isso é devido a diversos fatores como aumento da população e renda, a restrição de terra, escassez de água e etc.

“Mato Grosso do Sul tem uma agricultura significativa no cenário nacional e já investe em diversificação de culturas e em novas tecnologias. Sem contar que o sistema cooperativista auxilia os produtores a tomar decisões e fazer investimentos”, declara o palestrante.

APOIO - Câmara Municipal de Naviraí, Embrapa, AEANAV, Sistema Famasul, Aprosoja, Seprotur, Fundems, Aranav e Revista DBO Agro




Untitled Document
© NAVIRAÍ EM FOCO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS